Coaching com PNL
A diversidade dos individuos e situações é enorme. Sendo assim, o coaching, para ser eficaz, tem de ser flexivel e personalizado.
A Programação Neuro Linguística (PNL) é como uma caixa de ferramentas, e é das que mais utilizo. A PNL integra aspectos da psicologia, linguística e neurologia. Permite conhecer melhor a estrutura de como funcionamos, para podermos melhorar o desempenho e a qualidade de vida.
Alguns dos principais motivos pelos quais sou convocado para um processo de coaching são: desenvolver o potencial de executivos, facilitar uma transição associada a uma promoção do indivíduo ou ao crescimento da organização.
Frequentemente são abordados temas como: objectivos, mudança de comportamentos, carreira, comunicação, gestão do stress, do tempo e de conflictos, equilibrio entre familia e trabalho.
O coaching é um processo criativo do qual as ferramentas fazem parte. Pensar que conhecer muitas ferramentas ou entender a sua teoria irá resolver os problemas ou atingir os objectivos é como achar que se vai ficar em forma ao contratar um personal trainer ou comprar um aparelho de ginástica e depois não fazer exercício.
A utilidade das ferramentas é a sua aplicação e os resultados que proporcionam. As ferramentas só podem funcionar, quando são aplicadas.
Os resultados do coaching podem incluir maior equilibrio pessoal, relacionamentos mais harmoniosos, comunicação clara, motivação, satisfação, melhor desempenho e aumento da riqueza.