Coaching com PNL

(Testemunho integral publicado no livro Ferramentas de Coaching)

A diversidade dos individuos e situações é enorme. Sendo assim, o coaching, para ser eficaz, tem de ser flexivel e personalizado.

A Programação Neuro Linguística (PNL) é como uma caixa de ferramentas, e é das que mais utilizo. A PNL integra aspectos da psicologia, linguística e neurologia. Permite conhecer melhor a estrutura de como funcionamos, para podermos melhorar o desempenho e a qualidade de vida.

Alguns dos principais motivos pelos quais sou convocado para um processo de coaching são: desenvolver o potencial de executivos, facilitar uma transição associada a uma promoção do indivíduo ou ao crescimento da organização.

Frequentemente são abordados temas como: objectivos, mudança de comportamentos, carreira, comunicação, gestão do stress, do tempo e de conflictos, equilibrio entre familia e trabalho.

O coaching é um processo criativo do qual as ferramentas fazem parte. Pensar que conhecer muitas ferramentas ou entender a sua teoria irá resolver os problemas ou atingir os objectivos é como achar que se vai ficar em forma ao contratar um personal trainer ou comprar um aparelho de ginástica e depois não fazer exercício.

A utilidade das ferramentas é a sua aplicação e os resultados que proporcionam. As ferramentas só podem funcionar, quando são aplicadas.

Os resultados do coaching podem incluir maior equilibrio pessoal, relacionamentos mais harmoniosos, comunicação clara, motivação, satisfação, melhor desempenho e aumento da riqueza.

André Ribeiro é fundador do ExtraCoaching. Facilita coaching e training. www.extracoaching.com
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *